quinta-feira, 12 de novembro de 2015

A chantagem emocional com as crianças!


Mamães do meu core ❤️. Quem  aqui já fez algum tipo de chantagem com o filhote? O mais comum é falar da chantagem que os filhos fazem com os pais. Mas e a chantagem que nós fazemos com os nossos filhos? Pois é, nem percebemos isso, mas fazemos o dia todo. Seja para ele escovar os dentes, para comer, tomar banho, fazer lição de casa, entre muitas e muitas outras tarefas que temos que ficar o tempo todo falando e acabamos usando a chantagem como recurso para obtê-las.
Comecei a reparar que eu estava fazendo algumas chantagens sem me perceber. Uma clássica que me peguei falando esses dias é: "Não vai comer? Olha o papai Noel não vai trazer presente porque ele só traz presente pra criança que come tudo." E assim se sucedem as chantagens ... se você fizer, se você for, se você comer, se você obedecer .....  Ganha???  
Quem nunca??? Difícil  educar né? Ainda mais quando você se depara com as mudanças de comportamento e acaba perdendo um pouco do controle que tinha com os filhos, aí as chantagens acabam entrando e fazendo parte da educação, coisa que jamais deveria fazer!!! 
Não vejo isso como pecado mortal, afinal nós pais estamos sempre tentando fazer o melhor, e é quando bate o desespero que as chantagens surgem de forma inconsciente. 
O problema é quando você repara, assim como estou reparando, a falha e é neste exato momento que pensamos de forma preocupante, "Ohhhh como pude fazer isso???" rs ( já sabem que sou exagerada né???). A famosa culpa que os pais sempre carregam na vida! 
As crianças são muito vivas e espertas, sacam tudo de imediato e usam estas sacadas ao seu favor. Ou seja, fazer manha para comer, pois sabe que depois da manha se ela comer vai ganhar chocolate, entre outras percepções que a criança vai criando e se habituando em atitudes que, nós pais,mais repudiamos. Nem de longe esse é o jeito certo de educar né? E nós sabemos, pois acredito que é de criança que aprendemos a lidar com as frustrações, ter autonomia e lidar com as consequências dos nossos atos. Ou seja se não comer, vai ficar com fome e NÃO vai ter compensações! 
Lendo bastante e vendo uns vídeos aprendi que a dica é: SEMPRE ignore as birras! Recompensas devem ter para quando a criança fizer algo bacana que não seja obrigação, como ser educado em alguma situação específica, se comportando bem, repartindo e ai sim deve recebê-las. 
Por isso é tão importante manter uma rotina na vida dos nossos pequenos, como já contei, estou sofrendo muito isso com a Isa, a falta da escolinha, pois com toda mudança optamos por deixar para o próximo ano o início das aulas. Isso fez com que a rotina dela ficasse de pernas pro ar, então hora de acordar, de dormir, de comer e assim por diante vai ficando tudo bagunçado e fazendo com que eu também perdesse o controle da situação. Tudo ficando mais difícil e complicado. Li este trecho de uma matéria e compartilho com vocês. "Os pais precisam exercer o comando sem manipulações ou chantagens. Adotar estratégias de manipulação contribui para formação de filhos com personalidades manipuladoras" 
Pois é gente, é isso aí, temos que nos policiar para que a chantagem também não vire rotina na nossa educação. O mais indicado por psicólogos é que quando a criança fizer algo errado, você deve criar o cantinho do pensamento, um lugar da casa para  que  a criança possa pensar sobre o seu comportamento. Nas primeiras vezes vai ser difícil, mas a persistência é necessária pra os resultados virem de forma eficiente a longo prazo. 
Vamos dando o nosso melhor, e isso vale muito, sempre tendo a certeza de que nunca iremos acertar tudo! Mas com a convicção de que sempre que damos o nosso melhor as coisas fluem e acontecem. Vou me policiar para que as chantagens emocionais não tomem conta da educação com a Isa e futuramente com o Gael. E você? Já usou as chantagens em algum momento? E você se percebeu que estava fazendo isso? Vamos trocar ideias e boas praticas que estamos adotando com os nossos filhotes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário