sexta-feira, 31 de julho de 2015

Como largar a chupeta e a mamadeira, sem muito sofrimento?


 Dicas para ajudar a criança a desacostumar e abandonar, gradualmente, esses hábitos, para que não tenham problemas mais sérios, como de fala, dentição e até na face.

QUANDO OS OBJETOS PODERÃO SER USADOS
Faça um acordo com a criança. Libere-os em alguns momentos, como a hora do sono, e proíba em outros, como durante a visita à casa de parentes e quando estiver na escola.

OFEREÇA O COPO DE TRANSIÇÃO PARA SUBSTITUIR A MAMADEIRA
Chamado de copo de copo de treinamento, ele tem um bico plástico para ser sugado pela criança. Ou seja: é semelhante à mamadeira. Escolha acessórios coloridos, com ilustrações dos personagens e use-os quando a criança for tomar sucos e água, aumentando a frequência da oferta dia após dia. "Quando ela já estiver bem acostumada ao novo acessório, passe a usá-lo para servir o leite, também"

TENTE RETIRAR, COM DELICADEZA, A CHUPETA DA BOCA DA CRIANÇA DEPOIS QUE ELA PEGAR NO SONO: 
Avise-a, antes de ela adormecer, que você fará isso e explique que deixará o acessório ao lado dela, no travesseiro. Caso ela acorde e queira, poderá recolocar a chupeta novamente. "Jamais descumpra o combinado, sumindo com o objeto"

PEÇA PARA SEU FILHO TIRAR A CHUPETA DA BOCA ANTES DE FALAR: 
Insista, todas as vezes que ele quiser dizer algo, explicando que é impossível compreender o que está sendo dito. "Não se esforce para entender, porque assim você pode ceder e fazer o que a criança está querendo"

CONVERSE COM SEU FILHO SOBRE O USO DA CHUPETA NA HORA DO SONO:
Explique a ele que é comum as crianças soltarem o objeto enquanto dormem sem perceber e, quando ele acordar sem a chupeta na boca, chame atenção para o fato, destacando que ele já não precisa mais dela.

DIMINUA O USO DA MAMADEIRA COMEÇANDO PELAS MANHÃS: 
Aproveite a disposição da criança depois de uma boa noite de sono e as várias alternativas para distraí-la. À noite, de acordo com o pediatra Alessandro Danesi, eles costumam estar mais manhosos

NÃO SUMA COM A CHUPETA E A MAMADEIRA:
 Não jogue nenhum dos dois itens no lixo ou os esconda na esperança de que a criança vá se esquecer deles. Nesse processo, de acordo com a pediatra Cássia Amaral, é importante que elas participem ativamente dos combinados. Assim, é mais fácil cobrar a o empenho delas.

NÃO DESISTA NAS PRIMEIRAS TENTATIVAS: 
Não é de um dia para o outro que a situação se resolverá. As crianças têm apego à chupeta e à mamadeira e pode ser que chorem muito querendo desfazer acordos. Mantenha-se firme. Diga que o que foi combinado precisa ser mantido para o bem dela. Não espere que ela compreenda detalhes sobre os malefícios para a dentição, por exemplo. E lembre-se de que foi você (ou outro adulto) que ofereceu a mamadeira e a chupeta para a criança pela primeira vez. "Os pais precisam ter consciência de que são responsáveis pela situação e, por isso, precisam ter paciência", fala Gerson Matsas, pediatra do Hospital Samaritano de São Paulo.

NÃO DESISTA NAS PRIMEIRAS TENTATIVAS:
Não é de um dia para o outro que a situação se resolverá. As crianças têm apego à chupeta e à mamadeira e pode ser que chorem muito querendo desfazer acordos. Mantenha-se firme. Diga que o que foi combinado precisa ser mantido para o bem dela. Não espere que ela compreenda detalhes sobre os malefícios para a dentição, por exemplo. E lembre-se de que foi você (ou outro adulto) que ofereceu a mamadeira e a chupeta para a criança pela primeira vez. "Os pais precisam ter consciência de que são responsáveis pela situação e, por isso, precisam ter paciência", fala Gerson Matsas, pediatra do Hospital Samaritano de São Paulo 

CUIDE PARA QUE O DISCURSO DA FAMÍLIA SEJA COERENTE: 
Os parentes mais próximos, que convivem muito tempo com a criança, devem compartilhar das decisões dos pais para não confundir a criança, e também para não serem vítimas dela, correndo o risco de serem colocados uns contra os outros.

NÃO PASSE PIMENTA OU OUTRO CONDIMENTO NA CHUPETA OU NA MAMADEIRA: 
A criança precisa deixar de usar esses itens conscientemente, mesmo tendo pouca idade. De acordo com a pediatra Cássia Amaral, colocar pimenta ou algo do gênero, ainda que em quantidade mínima, pode fazer mal à criança, irritar a língua, as gengivas e provocar náuseas. Também não dê apelidos antipáticos como "caca" e "nojinho" aos acessórios. Isso pode causar uma sensação de insegurança ou de ansiedade na criança 

DIA DE JOGAR FORA: 
aproveite datas comemorativas para sugerir que seu filho dê a chupeta ou a mamadeira de presente para você. Alessandro Danesi, pediatra do Hospital Sírio-Libanês, recomenda que os pais realmente joguem os objetos fora quando esse acerto acontecer para que eles não caiam na tentação de voltar atrás. "É normal que durante dois dias, mais ou menos, os filhos sintam muita falta da chupeta ou da mamadeira", explica o médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário